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Pré-Escolar


“O Jardim de Infância, nas suas origens, surgiu como um espaço de atendimento às crianças, como respostas as necessidade das famílias, em resultado das mudanças ao nível da organização de trabalho nas sociedades contemporâneas. “              

                                                                                             (Sarmento & Marques, 2007.p.76)

 

No princípio Geral da Lei do Quadro do Sistema Educativo destaca-se a Educação Pré-Escolar como sendo a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Esta afirmação implica a criação de condições necessárias para que a criança, no pré-escolar, continue a aprender, ou seja, que aprendam a aprender.

A Educação Pré-Escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três anos de idade até ao ingresso no ensino básico, onde são proporcionadas atividades pedagógicas, lúdicas e de apoio à família.

A sua finalidade é organizar um conjunto de experiências a partir das quais a criança aprenda, desenvolvendo competências pessoais e sociais. Este conjunto de experiências constitui o projeto, englobando princípios e valores, processos e práticas.

A Educação Pré-Escolar desenvolve a autoestima, autoconfiança e promove o desenvolvimento integral e contínuo da criança, considerando a sua realidade social, económica, emocional, física e intelectual. Desenvolve competências, permitindo que cada criança conheça as suas potencialidades e progressos, respeitando que cada uma tem o seu próprio ritmo de crescimento e de desenvolvimento independentemente da raça, língua e cor.

Tudo isto tem em atenção um dos objetivos mais importantes da Educação Pré-Escolar – o Desenvolvimento Global e Harmonioso da Criança. Um desenvolvimento equilibrado, tendo em vista a inserção plena da criança na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar uma educação diferenciada com educadores dinâmicos e atualizados;
  • Aprofundar a cooperação entre todos os membros da comunidade educativa e desenvolver o espírito cívico e sensato;
  • Desenvolveras crianças, através de aprendizagens significativas, valores éticos e morais;
  • Contribuir para a formação de cidadãos participativos e conscientes dos problemas que afetam o Ser Humano, a nível local, nacional e mundial;
  • Potencializar as diferentes capacidades e ritmos de aprendizagem, para o desenvolvimento harmonioso e integral de cada criança, em busca de auto-realização;
  • Utilizar metodologias ativas e diversificadas, que desenvolvam a autonomia, a criatividade e o espírito crítico e avaliativo.