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Creche


“ A Creche é uma realidade que está para ficar. O desafio está em torná-la uma realidade de qualidade.”

(Gabriela Portugal, 1998)

 

A origem da creche remonta ao Século XVIII, na Europa, com objetivo meramente assistencial. As suas ações eram destinadas ao abrigo e à proteção de crianças desfavorecidas.

Na sociedade atual, a crescente participação da mulher na vida profissional e as modificações progressivas que se têm vindo a operar na organização da vida social e familiar, levantam a questão do acolhimento das crianças a partir dos 3 ou 4 meses de idade.

Nos nossos dias, a Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.

As experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. Desta forma, importa que este novo contexto de desenvolvimento se caracterize por um ambiente acolhedor, protetor, seguro e dinamizador de aprendizagens, onde a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa, interiorizando regras através das rotinas.

A creche permite uma comunicação e uma socialização constante proporcionando um desenvolvimento adequado à criança através de atividades diversificadas, organizadas e planificadas, tendo em conta os interesses e necessidades desta, bem como as necessidades de aprendizagem pessoal e social, conhecimento do mundo e expressão e comunicação.

Para a criança, ir para a creche é a oportunidade de viver com um grupo de iguais, de brincar, de conversar num ambiente social de aceitação, de confiança, de contato corporal. É também a possibilidade de adquirir autonomia, novas e positivas experiências: cognitivas, afetivas, sociais e emocionais através de profissionais devidamente preparados para o efeito.

 

Objetivos Específicos:

  • Adquirir uma gradual autonomia;
  • Incutir regras de convivência;
  • Desenvolver o espírito de partilha;
  • Desenvolver o respeito por si e pelos outros;
  • Desenvolver a socialização, reconhecendo a individualidade de cada um;
  • Desenvolver as diferentes formas de expressão e comunicação;
  • Ajudar os pais na educação dos filhos, sem pretensão de substituição;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança;
  • Despertar a curiosidade e o espírito crítico.